Perguntas frequentes

  • O que são os Cursos Abertos Sequenciais?

    O projeto de Cursos Abertos Sequenciais é uma das ações integrantes do Programa Permanente de Extensão – UnB Idiomas – do Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução (LET), unidade do Instituto de Letras (IL) da Universidade de Brasília (UnB). O objetivo do projeto é a oferta de cursos de extensão em línguas estrangeiras, nos diversos níveis, de: Alemão, Árabe, Coreano, Espanhol, Esperanto, Francês, Hebraico, Inglês, Italiano, Japonês, Mandarim, Persa, Polonês, Russo e Turco.

    Os cursos são oferecidos em ofertas regulares de 1º e 2º semestre e ofertas de Inverno e Verão (cursos intensivos).

  • Quem pode se matricular nos cursos do UnB Idiomas?

    Os cursos do UnB Idiomas destinam-se ao público adulto. Em razão disso, não serão processadas matrículas de menores de 18 anos, exceto a de alunos regularmente matriculados em cursos da UnB. Na eventualidade de haver demanda para turmas destinadas ao público infantil, estas serão aplicadas para alunos de 06 a 16 anos, a critério do UnB Idiomas e sob as normas pedagógicas determinadas pela Coordenação das respectivas áreas.
  • Os cursos do UnB Idiomas são abertos a toda a comunidade?

    Sim. Para efeito de pagamento dos cursos, consideramos dois tipos de público: comunidade externa e comunidade interna.

    Comunidade externa: público em geral, que não possua qualquer vínculo com a UnB.

    Comunidade interna: público que possua vínculo com a UnB. Alunos, professores e servidores da universidade.

  • Onde posso estudar?

    A oferta de cursos abrange os Campus Asa Norte, Faculdade UnB Ceilândia, Faculdade UnB Gama, Faculdade UnB Planaltina e Setor Comercial Sul. O aluno deverá conferir no período de matrículas a oferta específica de cursos para cada unidade. <a href=”http://www.unbidiomas.unb.br/?page_id=2015“>Confira nossa localização</a>
  • Como fico sabendo do período de matrículas?

    O período de matrículas é divulgado no portal, por meio de cartazes e em nossas redes sociais.
  • Já possuo certo conhecimento do idioma que pretendo me matricular, posso ingressar em um nível diferente do Básico 1?

    Sim. O teste de nivelamento é obrigatório nesses casos e tem o objetivo de tornar o grupo o mais homogêneo possível no que se refere ao conhecimento do idioma, facilitando, assim, melhor aproveitamento do conteúdo ministrado. O aluno deverá solicitar o agendamento do seu teste de nivelamento no site por meio do Portal do Aluno ou pessoalmente em nossas secretarias.

    O valor do teste de nivelamento é de R$ 29,00 (tal valor poderá sofrer modificação, a critério do UnB Idiomas). Não haverá restituição do valor pago caso o interessado não realize o teste. O teste de nivelamento tem validade de 01 ano, a contar da data do resultado.

  • Já sou aluno do UnB Idiomas, tenho prioridade no período de matrículas?

    O UnB Idiomas, antes de abrir o período de matrículas, reserva um período para renovação de matrículas para aqueles que já são nossos alunos. Os cursos intensivos (ofertas de Inverno e Verão) não possuem período de renovação de matrículas.
  • Como devo proceder em caso de cancelamento de matrícula?

    Conforme as Normas e Orientações:

    Cancelamentos de matrícula com aproveitamento de crédito financeiro

    Caso o aluno solicite o cancelamento da matrícula até o primeiro dia útil após a quarta aula por impossibilidade de realização do curso no semestre em que se matriculou, mas pretenda voltar ao curso no semestre seguinte, poderá optar por ficar com um crédito financeiro no UnB Idiomas que será aproveitado apenas na OFERTA SEGUINTE. b) Uma vez solicitado o cancelamento de matrícula com o aproveitamento de crédito, o reembolso do valor não poderá ser solicitado. c) O resultado da solicitação será informado ao aluno por e-mail em um prazo de até 10 (dez) dias úteis.

    Cancelamentos de matrícula com reembolso

    a) O aluno deverá solicitar o cancelamento de sua matrícula com a devolução do valor integral até o primeiro dia útil antes do início das aulas. b) Após o início das aulas o aluno terá até o primeiro dia útil após a quarta aula para solicitar o cancelamento de matrícula, no qual será deduzido o valor das aulas ministradas (independentemente do aluno ter ou não assistido as aulas). c) Os cursos ministrados às sextas-feiras e aos sábados possuem o equivalente a duas aulas por dia. Portanto, o aluno deve ficar atento ao seu prazo. d) A partir da quinta aula, inclusive, se o aluno optar por desistir do curso, não terá direito a qualquer ressarcimento dos valores já pagos ao UnB Idiomas. 13 e) Para pagamentos parcelados, caso o número de aulas ministradas até a data da solicitação do cancelamento (com frequência ou não) ultrapasse a(s) parcela(s) paga(s) pelo aluno, será gerado um boleto com o valor das horas/aula ministradas. f) O aluno deverá formular oficialmente o seu pedido de cancelamento através do requerimento disponível no site www.unbidiomas.unb.br ou em uma das unidades do UnB Idiomas, para regularizar sua situação. g) É obrigatório o preenchimento do campo “Justificativa” do formulário, para a devida apreciação por parte da Coordenação Administrativa, bem como a apresentação da cópia do comprovante de pagamento, imprescindível à formação do processo de ressarcimento proporcional. h) Caso o aluno não possua conta corrente em redes bancárias, poderá fornecer os dados de seu procurador legal (pais ou responsável). Nesse caso, deverão ser fornecidas cópias dos seguintes documentos: Carteira de Identidade, CPF e dados bancários completos do titular da conta. i) O resultado da solicitação será informado ao aluno através de e-mail, em um prazo de até 10 (dez) dias úteis. j) O ressarcimento do valor pago será feito de acordo com as normas da Universidade de Brasília, uma vez que o depósito será efetuado pelo SIAFI, via Conta Única da União em até 60 (sessenta) dias.

  • O UnB Idiomas possui algum tipo de convênio com órgãos públicos ou privados?

    O UnB Idiomas organiza cursos corporativos com metodologias próprias realizados por meio de contratos específicos firmados com a FUB|UnB. O solicitante deve entrar em contato conosco ou preencher o formulário de proposta de curso disponível em nosso site.
  • O UnBIdiomas oferece cursos para pessoas com deficiência auditiva ou deficiência visual?

    O UnBIdiomas ainda não possui cursos com metodologia especializada para atender a esse público.

Normas e orientações