Projeto Funap

Em maio de 2011, o UnB Idiomas e a Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso (Funap/DF) firmaram parceria, com vigência até 2015, para a oferta de cursos em nível iniciante de Espanhol e Inglês para os detentos com vigência até 2015.

A Funap é vinculada à Secretaria de Segurança Pública e tem como objetivo contribuir para a recuperação social dos sentenciados e para com a melhoria de suas condições de vida. A Funap promove educação e cultura, capacitação profissional e trabalho para o preso. Na área de educação, por exemplo, é oferecido ensino desde a instrução escolar da alfabetização até a preparação para ingresso no terceiro grau.

Inicialmente foram ofertadas turmas de Espanhol e Inglês para iniciantes. As turmas eram bastante heterogêneas, com grau de escolaridade muito diferentes e níveis culturais diversos, o que dificultou, de certa forma, o processo de aprendizagem. Contudo, o índice de aprovação pode ser considerado satisfatório, levando-se em conta as dificuldades dos alunos que não contavam com local próprio para estudos, impossibilitando trabalhos extraclasse.

No ano de 2011 a turma de Espanhol contou com 23 alunos matriculados, sendo que 12 conseguiram concluir o curso com aprovação. Para a turma de Inglês o resultado foi semelhante, com 10 alunos aprovados em 20 matrículas efetivadas.

Em 2012 foram atendidos 12 alunos em turma de Inglês para iniciantes e 24 alunos em Espanhol Iniciante. Atualmente está em desenvolvimento uma turma de Inglês Módulo II para 5 inscritos.